• ESTUDOS E ARTIGOS BÍBLICOS

Oração: Ela é Realmente Importante?

Prezado irmão:
    A Paz do Senhor Jesus!

Neste momento, quero convidá-lo a meditar sobre a oração, a fim de verificarmos se ela é realmente importante.
    Para isso, lançarei três perguntas e refletiremos sobre cada uma delas. Vejamos:

1) A oração é necessária?
    A oração é necessária para o cristão, assim como o leite é necessário para o recém-nascido; como o oxigênio é necessário para a nossa respiração! Sem ela, a nossa vida espiritual fica desprotegida!

Desprotegida como?
    a) Sem a oração, acompanhada da vigilância, podemos ceder à tentação e desagradar a Deus!
    “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26.41).

b) É importante o cristão estar totalmente revestido de toda a armadura de Deus!
    “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Efésios 6.11).

c) Sem a oração, o cristão fica despreparado para a volta de Cristo!
    “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração” (I Pedro 4.7).

2) A oração tem poder?
    Ao lermos diversas passagens bíblicas, presenciamos orações atendidas. Vejamos dois exemplos:

a) Oração de Jonas a Deus, das entranhas do peixe:
    “E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz” (Jonas 2.2).

b) Oração de Cornélio:
    “E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus” (Atos 10.31).

3) A oração resolve mesmo?
    Às vezes, oramos tão empolgados que queremos ouvir somente um SIM de Deus como resposta, não é mesmo? Mas precisamos compreender que a oração nos prepara também para ouvir um NÃO d’Ele!
    Nos momentos anteriores à crucificação, o nosso Salvador Jesus Cristo, em tamanha aflição, realizou a seguinte oração ao Pai:
    “E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres” (Marcos 14.36). Jesus afirmou que tudo é possível para o Pai realizar, todavia se for da vontade d’Ele realizar! Então, o nosso Mestre nos ensinou que, mesmo confiando no total poder do nosso Pai Celestial, temos de aceitar a vontade d’Ele em nossas vidas. E a oração é importante, também, porque nos prepara para essa aceitação!

Relembrando que a oração é importante para proteger a nossa vida espiritual, para anteceder milagres que precisamos e, principalmente, para nos manter em contato com Deus!
    Logo, prezado irmão, temos inúmeros motivos para clamarmos a Deus!

Em Cristo,
    Pr. David Miranda Filho.