• ESTUDOS E ARTIGOS BÍBLICOS

Em busca do Reino de Deus: a sabedoria do jovem Jesus!

Olá, caro jovem! Como você está?
    Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja sobre a sua vida!

É tão difícil viver nesta atual época e preservarmos as nossas crenças, os nossos valores, as nossas convicções, não é mesmo?
    Mas temos na Bíblia Sagrada, o exemplo perfeito de um jovem que foi 100% Deus e 100% homem: Jesus Cristo!
    Nesta Terra, desde criança, Ele se empenhou em fazer a vontade do Pai Celestial. Certa ocasião, os seus pais O procuravam, e O encontraram no Templo:

“E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
    E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
    E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
    E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lucas 2.46-49).

A vontade d’Ele é que busquemos e vivamos o Reino de Deus aqui na Terra! Como realizar isso? Observando e praticando a afirmação do Apóstolo Paulo, em Romanos 14.17:

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.

Que tal buscarmos a cada dia mais a sabedoria do jovem Jesus e vivermos o Reino de Deus?

“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lucas 2.52).

Somos pressionados, induzidos a procurar aprovação dos seres humanos. Mas será que estamos crescendo em graça para com Deus assim como o jovem Jesus?

Seguem alguns versículos sobre o vocábulo “sabedoria” para a sua meditação e reflexão:

“Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor” (Eclesiastes 7.12).

“O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade” (Provérbios 15.33).

“A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento” (Provérbios 4.7).

“Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas” (Eclesiastes 9.16).

Que adquiramos sabedoria para vivermos o Reino de Deus, assim como o jovem Jesus Cristo! Ele disse: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6.38).

Até a próxima semana, quando teremos mais uma matéria para edificação de nossas vidas!

Em Cristo,
    Equipe IPSS.